Vizela

 Localização: 

Vizela é uma cidade situada no distrito de Braga com cerca de 12 700 habitantes e 24, 70 km² de área, composta por sete freguesias (S. João, ST ª Eulália, St º Adrião, Infias, S. Miguel, S. Paio). 

A nível económico predomina a industria têxtil, vestuário e calçado, sendo estas mais direcionadas para o mercado externo. No turismo, Vizela é mais procurado pela prática do termalismo (água sulforosa), construído pelos povos romanos em 1870, tal como a ponte romana,  mas também pelas paisagens naturais visíveis através do Santuário de S. Bento das Pêras. 



A Luta Pela Independencia Municipal

Em 1929, Vizela sobe para a categoria de vila, porem os Vizelenses não ficaram satisfeitos e continuaram a lutar pelo seu concelho, e é assim que em 1929 nasce o MRCV (Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela). 
Com o 25 de Abril vaio a promessa e uma esperança para a criação de novos municípios. 


A 5 de Agosto de 1982 o povo vizelense em protesto sobre a decisão de distanciar a decisão legislativa da criação do concelho pela Assembleia da República, no dia 2 de Agosto, retirou um comboio da CP e levantaram quatro quilómetros da linha férrea . A GNR chamada a entrevir libertou a composição ferroviária dispersando a multidão com balas de borracha e gás lacrimogéneo, causando a morte de um vizelense 

A 19 de Março 1998 Vizela ganha finalmente a luta:
 






A luta de Vizela ficou reconhecida em todo o País e até mesmo pela famosa fadista Amália Rodrigues que pediu para autografar a bandeira de Vizela.


(Créditos: Emília Rodrigues e Antônio Campelos)


Algumas da comemorações do 19 de Março: 


Em 2006 Manuel da Costa Campelos, fundador do movimento para a restauração do concelho de Vizela (MRCV) é agradecido com a medalha de Mérito Grau Ouro.  

(Créditos: Digital de Vizela, https://www.digitaldevizela.com/2019/02/manuel-da-costa-campelos.html)


 
Nos 19 anos do concelho em 2017, não há grandes festividades devido à crise financeira da Câmara Municipal. 


Aos 21 anos, em 2019 celebrou-se já com o novo presidente da Câmara, Vitor Hugo Salgado, a construção de um busto em nome de Manuel da Costa Campelos na Avenida com o seu nome e são também condecorados com Medalhas de Prata, o comandante dos bombeiros, Manuel Marques Guerra, o falecido Rogério Caldas e Xavier de Freitas. Houve também três dias de festa com vários artistas portugueses. 


( Créditos: Câmera Municipal de Vizela: https://www.cm-vizela.pt/events/xxi-aniversario-do-concelho-de-vizela/ ) 

Em 2020 e 2021 devido à pandemia não houve comemorações com o povo vizelense. Apenas em 2020 se festejou com a distribuição de bandeiras para todos os Vizelenses, sendo estas colocadas nas suas varandas  e este ano foi colucado o novo pedestal da Vizela Romana na Praça da República.






Referencias: 
- https://correiodominho.pt/noticias/vizela-evoca-5-de-agosto-com-marginal-ribeirinha/51780
- http://bragadistrito.bloco.org/vizela/bloco-sauda-16º-aniversario-do-concelho-de-vizela/980
- https://www.cm-vizela.pt/historia/
- https://www.digitaldevizela.com/2020/03/19-de-marco-as-datas-da-historia.html

Comentários